Rotina do sono

Quando chega o segundo filho, tudo é mais tranquilo (pelo menos deveria ser) pois a mãe já tem um pouco de bagagem, certo ?  Nem sempre !  Foi com esta meia verdade que eu achei que já sabia tudo e comecei a tomar decisões não tão acertadas assim com a Cecília. Cada criança é de um jeito com sua personalidade e vontades próprias.  Diferentemente do Mateus, ela sempre teve o sono mais leve e demorava para adormecer, mas com o passar do tempo isso foi melhorando e eu fui me tranquilizando, achando que estava tudo sob controle, até que há um mês mais ou menos ela começou a dar o maior trabalho do mundo para dormir, acordava diversas vezes à noite e nós estávamos chegando à exaustão.   Meio decepcionada, pois teoricamente eu já era uma mãe experiente, eu parti em busca de dicas e literaturas sobre como fazer uma criança dormir.  Tudo o que encontrei era basicamente o que eu já estava careca de saber, só que talvez faltava usar "todo este conhecimento" que eu jurava ter.  Além disso, teve um ponto que me chamou muito a atenção, que dizia .. "_Comece a rotina do sono antes mesmo da criança demonstrar cansaço"  e ao contrário disso, eu estava partindo para a técnica da exaustão, onde teoricamente quanto mais cansada ela estivesse e quanto mais tarde fosse, melhor e mais pesado ela dormiria.  Tudo errado !
 
Peguei as dicas na internet,  comecei a "implantação da rotina" com muita determinação, porém eu confesso que meio descrente se daria certo, mas eu precisava, no mínimo, tentar..   O ponto é que, DEU CERTO !  Mas deu tão certo, que hoje 30 dias depois, eu até me atrevo a compartilhar as dicas que li e as minhas dicas pessoais, aqui no blog.
 
A top 1 das dicas ..  Comece a rotina do sono antes do sono chegar
Aqui em casa funcionou de verdade.  Diferente de nós adultos, as crianças que estão muito cansadas ficam chatas, se batem e dormem mal.  Elas não tem entendimento sobre o que estão sentindo e não sabem canalizar aquela sensação para o relaxamento e consequente sono, então ficam lutando contra aquilo (principalmente as mais agitadinhas) e quanto mais tempo acordadas,  mais cansadas elas ficam e menos propensas a dormir.  Assim, a Cecília dorme entre 20:00 e 20:30h, portanto eu começo a rotina às 19:30h.
 
Crie um ritual
É importante a criança saber que naquele momento ela vai dormir.  Para os maiores dá para explicar, já com os bebês, somente com hábitos rotineiros é que eles terão tal entendimento.
Um pouco antes de coloca-lo para dormir, diminua a intensidade das brincadeiras, opte por leitura de historias ou brinquedinhos de montar, comece a falar, mesmo que aparentemente ele ainda não esteja entendendo.. "_Logo mais nós vamos dormir"   "_Daqui a pouco é hora de descansar" para que ele vá assimilando com o passar dos dias as frases ditas e o que acontece na sequência.
 
Dê um  banho quentinho
Muita gente prefere dar o banho do bebê pela manhã, mas é inegável que até para nós adultos um banho quentinho ao final do dia é excelente para relaxar.  Experimente dar o banho como mais um dos hábitos da rotina do sono, a criança vai ficando "molinha" e isso ajuda bastante também.
 
O momento do boa noite
Dar boa noite às pessoas da casa, um a um,  aos brinquedos e o que mais a criança desejar, também é uma ótima forma de sinalizar o momento do "desacelerar".  Aqui em casa agora nós começamos ..  Boa noite irmão !  Boa noite papai !  Boa noite urso rosa !  Boa noite Galinha Pintadinha !.. soa engraçado e requer paciência, mas funciona.
 
Eleja um amigo para dormir junto com a criança
Escolha um urso, uma naninha ou uma boneca que será o companheiro de berço/cama  da criança.  O ideal é que não seja aquele brinquedo que participa das brincadeiras agitadas, porque a tendência é que a criança queira brincar, mas sim, um brinquedo que nunca saia do berço, para que a ela entenda que aquele é o urso que dorme com ela e não o que faz bagunça.  Existem vários estudos falando sobre a importância da naninha, mas aí já será assunto para um outro post. O bacana é que exista algo  para acompanhá-la no momento de dormir.
 
Dê a mamadeira ou o nescauzinho
Tão gostoso quanto um banho quente é a barriga quentinha antes de deitar.  Para os que tem o hábito, dê o leitinho sinalizando para a criança que aquele leitinho quentinho a fará dormir bem.  É importante que ela compreenda que tudo de gostoso e seguro está acontecendo em prol da sua boa noite de sono.
 
Coloque-a no berço transmitindo segurança
É importante que a criança sinta em você a segurança que ela precisa para se deitar sozinha e efetivamente dormir.  Ao coloca-la na cama, diga que a ama, que ela terá uma noite de sono bem gostosa e tranquila para estar disposta no dia seguinte, que será um dia muito legal e portanto é necessário descansar.  Também deixe-a segura de que você, o papai e quem mais estiver na família estarão por perto, que todos também irão dormir naquele momento.
Procure fazer o mesmo discurso todas as noites, pois a repetição do discurso seguido de uma boa noite, farão com que ela acredite em você.  Então saia do quarto com segurança e feche a porta.
 
Não a deixe chorar
Sou completamente contra a técnica cruel de deixar a criança chorar.  Ao sair do quarto, é possível que ela chore, espere uns três minutos para ver se a manha passa, do contrario entre no quarto  e coloque-a novamente na posição que você tinha deixado, explicando que você está próxima e que está tudo bem.  Talvez você precise fazer isso varias vezes, mas não desanime.
 
Não fuja da regra
A Cecília estava indo super bem, até que uma noite de sábado achamos que não teria problema algum se ela ficasse conosco na sala curtindo as visitas.. Nós a deixamos até umas dez e poucas brincando com as pessoas, dando risadas e aproveitando o momento, mas quando a colocamos para dormir, ela estava agitada e muito cansada,  ela não entendia o que estava acontecendo, chorava no berço, chorava no colo, não queria a mamadeira.. Resumo da ópera, tivemos que iniciar o ritual de desaceleração, dar um banho para ela relaxar, contar historinhas e aí mais de  meia noite ela estava calma e tranquila para dormir de verdade.  Então, tendo visitas ou não, procure manter a rotina.
 
Enfim, eu concluo dizendo que não é fácil, mas sim, resolve !  Eu estava bastante incrédula, achando que seria mais uma das milhões de técnicas que as pessoas pregam sobre a criação de filhos, mas neste caso, fui obrigada a morder a língua e me render às teorias.  Espero de verdade, que as dicas te ajudem tanto quanto me ajudaram.
 

Um comentário :

  1. Eu também achava que quanto mais cansado, melhor eles dormiriam. Vou tentar mudar a técnica, tomara mesmo que dê certo porque eu estou um zumbi. huahuahuahua

    ResponderExcluir

Deixe-me saber o que você achou deste post. Comente !

Últimos Comentários

Não perco por Nada!

Divulgue a Caixinha!

CAIXINHA DA MAMÃE - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2013
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL