Como desengasgar um bebê

Me lembro até hoje com um arrepio na espinha do dia da alta do Mateus. 
Estávamos chegando em casa feliiiizes da vida com o novo habitante do lar e ao mesmo tempo eu estava esgotada pelo parto, seios doloridos, vontade de um bom banho no meu chuveiro .. Enfim, aquela coisa toda de quem acaba de ter alta do hospital, quando eu lembrei que a última vez que ele tinha mamado já havia umas 04:00h.        Sentei-me calmamente na minha cama, coloquei-o em meu colo e fui tirando suas meinhas, conversando baixinho com ele, para que ele despertasse para mamar.. Foi quando ele teve um engasgo, fez um movimento estranho com o peitinho e saiu apenas um pouquinho de leite pela boquinha dele, porém lá dentro tinha se formado um creminho de leite que não escorria ..     Aquilo me deixou apavorada, virei-o de barriguinha pra baixo e dei-lhe uns tapinhas nas costas achando que o resto do leitinho ia sair, mas para meu espanto quando o desvirei ele estava inclusive com o narizinho cheio de leite e batendo os bracinhos desesperadamente porque não conseguia respirar ..  Entrei em pânico, dei um grito chamando meu marido e em um ato desesperado comecei a sugar a boquinha e o narizinho dele e cuspia no chão, sugava e cuspia várias vezes, até que ele soltou um gritinho rouco no meio daquele leite todo ..   Foi aterrorizante a sensação de ver meu filho se engasgando, sufocando e eu sem conhecimento para saber exatamente o que fazer.    Graças a Deus, aconteceu apenas mais uma vez depois disso e foi em menor intensidade !  O médico disse que eu literalmente salvei a vida dele, pois ele não aguentaria chegar nem no portão de casa, imagine no hospital.. mas será que de fato eu fiz certo ?

Anos depois, em uma palestra com um bombeiro na semana da SIPAT do meu trabalho eu aprendi que o que fiz não era de fato a melhor das alternativas;  Na ocasião salvou a vida do meu filho, mas o bombeiro explicou que dependendo do caso, sugar a boquinha da criança pode até ser pior, porque acaba voltando mais coisas do estomago do bebê o que pode afoga-lo ainda mais.  Ele explicou que o correto seria assoprar com vigor para que o líquido voltasse e também demonstrou com um boneco uma manobra que salvas vidas.

Vamos à posição correta recomendada pelo corpo de bombeiros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe-me saber o que você achou deste post. Comente !

Últimos Comentários

Não perco por Nada!

Divulgue a Caixinha!

CAIXINHA DA MAMÃE - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2013
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL