Às minhas amigas mães

Antes de você ter filho, você gosta da criança alheia, acha bonitinho e às vezes até ADORA  criança, mas por mais paciente que você seja e bem intencionada, nada se compara ao comportamento que você terá o dia que o bebê for seu..   Digo isso não somente pelo amor que se tem por um filho, mas pela maneira como você começa a enxergar as coisas!  Eu sempre digo que a maternidade me deixou melhor como pessoa, ainda cheia de defeitos, porém considero-me pós Mateus mais tolerante, mais desapegada às coisas aparentemente sem importância e que antes eu supervalorizava e principalmente tornei-me mais humana!   Com isso, você entra em uma sintonia que passa a combinar mais com aqueles que possuem em seu dia a dia a mesma rotina que você !  Em momento algum estou colocando em segundo plano as minhas queridas amigas que ainda não são mães, mas por uma seleção natural das coisas até que elas tenham seus filhos nossas vidas andarão em linhas paralelas e não mais na mesma, como antigamente ..  Como é que você vai topar qualquer programa a qualquer hora com seus amigos como você fazia antes de ser mãe ?  É difícil e por estas e outras, contudo a amizade continue a freqüência dos encontros acaba diminuindo ... até que estes amigos comecem a ter seus bebês e voltem a manter contato contigo porque agora o ritmo de vida deles está igual ao seu ... É a ordem naturalíssima das coisas !

A partir desta reflexão inicial, quero destinar este post a todas as minhas amigas mães que sabem exatamente as dores e as delícias da vida de quem resolveu padecer no paraíso .. rsrs   Isso mesmo !   nós padecemos diariamente, não é meninas ?  E o mais engraçado é que o fazemos sorrindo!   Ser mãe é estar a todo o momento nos extremos dos sentimentos e na “engrenagem do trem”.. Pra mãe não tem tempo ruim, pra mãe não tem mais TPM, cólica, dor de cabeça ou gripe .. a gente deixa de lado, agüenta firme mesmo com dor, tirando forças sabe Deus de onde, pois qualquer problema nosso, fica ínfimo quando o assunto é o nosso filho.    Á partir daí eu começo a lembrar de cada caso relatado por cada uma das minhas amadas amigas, que com suas experiências agregaram e ainda agregam muito conhecimento à minha jornada.

Agradeço à querida amiga Andréia Minski, que foi a primeira amiga a ficar sabendo da minha gravidez e no ato me deu a maior força!  Ela já tinha a linda Sofia com um aninho e pouco na época e foi dela que eu ouvi uma frase que sempre me faz lembrar dela .. “_Com a maternidade vem a culpa” rsrsrs e não é que você tinha razão amiga ?  A Andréia acompanhou toda a minha gravidez, viu as ecografias “quentinhas saídas do forno”, quando eu voltava do médico pulando de alegria e também me disse várias palavras de incentivo nos momentos de minhas incertezas .. Ela é psicóloga de formação e  não atuante, mas comigo ela clinicou !  hehe      Andy, adoro conversar e trocar experiências com você !

Falando em Andréia, tem também a Andréa minha cunhada que mora em Milão e por este motivo ela não pôde acompanhar a minha gestação de perto, mas nós trocamos alguns (diversos) e-mails a respeito né Deda ?  Além disso, ela mandou livros, roupas, cremes para mim, carrinho e bebê conforto pro Mateus e  continua mandando roupas fofas pra ele até hoje !  Em alguns aspectos eu acho que somos bem parecidas, somos metódicas e gostamos de tudo no seu devido lugar e algumas poucas conversas que tivemos pessoalmente do nascimento do Mateus pra cá, foram super úteis e sempre me lembro de alguns trechos com carinho .. Obrigada minha flor !   saudades de você !

Na linha cunhada eu não poderia deixar de citar a Simone, que já bem mais experiente (Ada, 15 e Guta, 10) sempre teve coisas boas pra me passar e volta e meia me ajuda cuidando do Mateus .. obrigada “tia Simo”..


Tem a Angélica (ma cherrie amie mère du Nicolas) e agora quase mamãe do Gabriel .. SEJA BEM VINDO GABRIEL !!  a quem eu tive a oportunidade de fotografar (esta foto deles é de minha autoria).  No quesito “educar” acho que pensamos mais ou menos da mesma forma e sempre temos figurinhas a serem trocadas .. não nos vemos com muita frequência, mas quando nos encontramos é sempre muito bom !  Te desejo um ótimo parto minha querida, que Deus abençoe você e que logo tenhamos o Gabriel nos alegrando a cada dia.
Durante a minha gestação, estavam grávidas também a Simone Araújo e a Cris Boese Mercer (que eu chamo de Cris do João) cujos bebês nasceram dias antes que o Mateus (Henrique, filho da Simone)  e  dias depois ( Maria Luiza, filha da Cris).  Sempre quando nos encontramos temos coisas pra falar a respeito destes peraltas e dóceis amores de nossas vidas !  O Henrique e o Mateus sempre se encontram no parquinho do clube e por serem meninos ultimamente começaram a demonstrar atitudes de “moleque” e a gente adora rsrsrs   A Maria Luíza é mais calma como toda menina e aliás, agora ela acaba de ganhar um irmãozinho e por mais este motivo é que a Cris será fundamental para me dar dicas no momento em que eu resolver encomendar o meu segundo rebento. 
Simone, João e Henrique

João Guilherme, Maria Cristina e Maria Luiza

Voltando ainda mais no tempo, digamos antes até de eu engravidar quem figura este capítulo é a Rafa e o Eduardo ..  Eles são nossos amigos de beeeemmmm longas datas e foram os primeiros a ter um filho, tanto que hoje o Guto está com 04 anos e tem um episódio interessante que faz com que eles passem a ter papel indiretamente fundamental na minha gravidez ..  Eu acho que foi a paternidade do Eduardo que despertou a do Joel..   E na época, no aniversário de um aninho do Guto o Joel que estava se desmanchando de amores pelo filho alheio me falou com todas as letras “_ Amor, seria muito legal se nós tivéssemos um filho também” .. E agora fazendo os cálculos, eu acho que nós engravidamos naquela mesma semana .. hehehe
Esse é o Guto, que hoje está super grandão ..

E como não falar das amigas mais novas em minha vida, mas não menos importantes.. Julianne (vulga sogrinha, mãe da Anna Vitória), Emanuela (mamãe do espevitado Juan) e Cassiana que já tem o Gianfranco com 11 anos ?!?    Eu conheço estas três queridas amigas há quase dois anos e como estamos todas no mesmo barco (o Mateus a Anna e o Juan tem praticamente a mesma idade) nós acabamos por nos ajudar quase que diariamente, pois como elas são amigas do trabalho nos vemos todos os dias e desta forma, desabafos de mãe cansada por noites em claro, desabafos por se sentir culpada em não ter tanto tempo para os pequenos, assim como, altas risadas quando falamos de suas peraltices e gracinhas, fazem parte de nossas conversas cotidianas.  A Cassi, embora seja um ano mais nova que eu, eu a enquadro no ranking de amigas tidas como “a voz da experiência”  rsrsrs, pois como o Gian já é pré-adolescente ela sempre tem um algo a mais a acrescentar.    E recentemente veio a Lisandra que tem o Lucas, com quem também volta e meia eu bato papo.
Julianne, Anderson e Anna Vitória linda da tia Gláu..
Jean (papai), o fofo Juan ao centro e a mamãe Manu

Cassi, mamãe do Gianfranco aprontando com o Mateus


Agora falando de Dani ..  Muito embora ela tenha estado super sumida, acabei de reencontrá-la !  A Dani tem o Gabriel que está com 13 ou 14 anos agora e por muito tempo, ela era a amiga com filho que convivia frequentemente com um casal sem filhos!  Acho que isso se deu principalmente porque o Gabi e o Joel tinham um gosto em comum .. Games ! E desta forma ela ia lá em casa e enquanto ficávamos nós duas bebendo vinho e batendo papo, os dois “duelavam” em joguinhos de computador rsrsrs   A Dani foi a amiga pra quem um dia eu cheguei e disse quase que sussurrando .. “Miga, acho que meu instinto materno está despertando”  e na hora ela me fez um discurso gigante de que era bom, de que eu deveria ter sim e logo .. enfim ... tudo o que ela me disse naquela tarde era a mais pura verdade, estou constatando a cada dia que ela tinha razão !
Dani Falavinha, mamãe do Gabi (sei que está estranho, mas não é exatamente o que parece rsrs)


E por fim, eu não poderia terminar este post sem falar de um casal que nós gostamos muito o João e a Alinne.  Na verdade por falta “de vergonha na cara mesmo” é que nós não nos vemos com tanta frequência, mas eles sabem que moram em nossos corações.  O João é primo irmão do Joel e quando pensamos em quem escolher pra padrinho do Mateus sem titubear ele foi a primeira pessoa que o Joel mencionou e assim aconteceu ..  Por fim, a madrinha do Mateus não é a Alinne porque resolvemos democratizar e pegar um primo de cada lado e portanto a madrinha dele é a Luciana minha prima, mas a Alinne é uma pessoa muito legal também, com quem mesmo encontrando com pouca frequência as nossas conversas são sempre muito boas.  Eles tem o Pedro de 06 anos, logo, ela tem bastante coisa a agregar no meu diário aprendizado da maternidade ..
João e Aline 


Parabéns meninas à cada uma de vocês que por amor "aguentam o tranco" diarimente, sendo profissional, esposa, filha, nora, dona de casa, enfermeira, professora, mecânica de carrinhos, médica de bonecas, ouvinte, educadora .. MÃE !
Enfim, eu gostaria de escrever aqui acerca de todas as mamães que tem ou tiveram participação na minha vida desde a minha gravidez pra cá, mas para isso eu precisaria de um site inteiro e não somente de um post.  Mas tem logicamente todas as minhas tias, amigas e primas que mesmo tendo crianças mais velhas e já terem passado por isso alguns aninhos atrás, me deram dicas, estenderam a mão e contribuíram de alguma forma com este processo.

Um suuuper beijo à todas 
Com muito carinho
Gláu

Um comentário :

  1. Adorei, seu blog já estou como seguidora!!! Obrigada pelas palavras de carinho são de amizades como a sua que fazem o coração da gente se sentir lever!!!

    beijosssss

    ResponderExcluir

Deixe-me saber o que você achou deste post. Comente !

Últimos Comentários

Não perco por Nada!

Divulgue a Caixinha!

CAIXINHA DA MAMÃE - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2013
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL